Vitaminas, como elas funcionam?

As vitaminas são compostos orgânicos que devem ser ingeridos em pequenas quantidades para manter em funcionamento. São os trabalhadores que constroem, defendem e mantêm o corpo, ajudam a construir músculos e ossos, fazem uso de nutrientes, capturam e usam energia e curam feridas.

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COMO INCORPORAMOS VITAMINAS EM NOSSO CORPO?

Embora bactérias, fungos e plantas os produzam por si mesmos, nosso corpo não pode e deve ser obtido de outras fontes.

Dependendo de como são apresentadas, as vitaminas são de dois tipos: solúvel em gordura e solúvel em água .
Dependendo do tipo, é determinado como o corpo transporta, armazena e remove o excesso.

SOLÚVEL EM ÁGUA:

Eles são a vitamina C e as oito vitaminas do grupo B, cada uma com uma função específica.

Eles são dissolvidos no conteúdo aquoso de frutas e em vegetais e cereais, o que significa que sua assimilação é relativamente direta.

Uma vez em nosso corpo e alimentos digeridos, eles vão diretamente para a corrente sanguínea. Devido ao ambiente aquoso do plasma sanguíneo, as vitaminas solúveis em água C e B têm um transporte personalizado e podem se mover livremente pelo corpo.

LIPOSSOLÚVEL:

Estes são dissolvidos na gordura de alimentos como laticínios, manteiga e óleos, e sua jornada para o sangue é um pouco mais complicada.

Eles passam pelo estômago e intestino, onde uma substância ácida chamada bile secretada pelo fígado, gordura fracionada para absorção pela parede intestinal.

Como as vitaminas lipossolúveis não podem usar o meio aquoso do sangue, elas precisam de ajuda para se deslocar de um lugar para outro, e isso vem das proteínas que se ligam a elas e agem como mensageiras, transportando-as pelo sangue por todo o corpo.

DIFERENÇAS ENTRE VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS E LIPOSSOLÚVEIS

A diferença entre vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis determina como elas atingem o sangue, mas também como elas são armazenadas e descartadas pelo organismo.

A capacidade do nosso corpo de distribuir água solúvel no sangue implica tão facilmente que a maioria pode ser eliminada igualmente facilmente pelos rins . Portanto, a maioria deve ser reabastecida diariamente dos alimentos que ingerimos.

No entanto, os lipossolúveis têm um efeito mais duradouro, pois podem se acumular no fígado e tecido adiposo.

O corpo trata essas partes como uma despensa, onde armazena vitaminas e as consome quando necessário, o que significa que não devemos ingeri-las em excesso, porque normalmente o corpo tem uma boa reserva.

FUNÇÕES DA VITAMINA

  • vitamina A ajuda a tornar as células brancas do sangue, chave na defesa do organismo e ajuda ossos construir e melhorar a cuidar dos fotorreceptores ver.
  • Alguns, como muitos do grupo B , formam coenzimas, cujo trabalho é ajudar a liberar energia dos alimentos. Mais tarde, outros membros do mesmo grupo ajudam o corpo a usar essa energia.
  • Com a vitamina C , podemos combater infecções e produzir colágeno, ossos e tecidos dentários, além de curar feridas.
  • vitamina D absorve cálcio e fósforo necessários para o desenvolvimento ósseo. Se você quiser saber mais sobre a vitamina D, descubra aqui
  • vitamina E actua como um antioxidante, eliminando os elementos que podem danificar as células.
  • Com a vitamina K , podemos coagular o sangue, pois ajuda a criar as proteínas que fazem esse trabalho.

Sem essa variedade de vitaminas, os seres humanos enfrentam deficiências que causam vários problemas, como fadiga, danos neurológicos, doenças cardíacas e doenças como raquitismo e escorbuto.

Por outro lado, o excesso de vitaminas pode causar intoxicação. Portanto, o mito de carregar suplementos vitamínicos não é uma ótima idéia. Na verdade, é tudo sobre manter o equilíbrio.

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